Famexgas Carbonatação de Bebidas

A carbonatação é mais do que simplesmente colocar bolhas em bebidas, ela serve também para manter o dióxido de carbono (CO2 - também chamado de gás carbônico) no líquido e ainda conservar a qualidade do produto gaseificado. Por meio de uma reação química, o gás carbônico é dissolvido na água (H2O) e, com isso, acontece a formação de bolhas, o famoso borbulhamento do líquido. O resultado dessa reação é o ácido carbônico (H2CO3), que nada mais é do que água gaseificada.

Nesse contexto, a FAMEX é essencial para a carbonatação de bebidas, pois ela fornece o gás carbônico grau bebida puro (99,9%), mistura gasosa e equipamentos seguros para as empresas que servem bebidas gaseificadas. O dióxido de carbono é indispensável na pressurização de chopp e refrigerantes, pois ele é responsável por aprimorar o sabor, intensificar o aroma e dar uma sensação de frescor ao produto. Mas, afinal, quais são as bebidas que recebem o gás carbônico da FAMEX?

Gaseificação de refrigerantes

A nossa empresa fornece CO2 e mistura gasosa para a gaseificação de refrigerantes. Como funciona a carbonatação? Tudo começa com a mistura do gás carbônico e da água. Os cilindros de CO2 são ligados a um carbonizador, que comprime, dissolve o gás no líquido e forma o ácido carbônico - a água gaseificada. Após esse procedimento, o líquido segue por um tudo a caminho da serpentina, que faz o resfriamento da bebida para a temperatura adequada para consumo, de 4 ºC a 8 ºC. Na saída da máquina e, já no final do processo, é que a água gaseificada é adicionada ao xarope e forma o refrigerante.

Água mineral gaseificada

O processo de gaseificação da água mineral é parecido com o realizado com o refrigerante. Armazenada em um reservatório, a água é bombeada até um desairador, onde o oxigênio dissolvido na água é retirado e substituído pelo gás carbônico (CO2). Para uma maior absorção do dióxido de carbono, o líquido é resfriado e sua temperatura é reduzida para 5°. Com isso, a água resfriada é borrifada no carbonatador, a pressão e a temperatura permitem que o CO2 ocupe todo o espaço que era do oxigênio, tornando a água mineral gaseificada. A FAMEX distribui esse gás carbônico com grau de pureza para empresas que desejam a carbonatação da água, atende a rigorosas normas de higiene e segurança para o envase do cilindro e evita assim a contaminação do produto.

Entre em contato. Nós o ajudaremos a encontrar a melhor solução para o empreendimento!